sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Fotos antes e depois da Segunda Guerra Mundial



Quando as forças aliadas desembarcaram na região da Normandia, em 6 de junho de 1944, libertando os cidadãos franceses da ocupação alemã, centenas de vidas humanas e parte da cidade também foram destruídas.



O Dia-D foi uma grande jogada política para manter a hegemonia ocidental na Europa, tendo em vista a eminente derrota alemã para o Exército Vermelho, que vinha derrotando os nazistas sucessivamente desde a famosa Batalha de Stalingrado.

Surpreendentemente, muitos destes prédios foram recriados até o mínimo detalhe, deixando-os como se estivessem congelados no tempo. Em uma série de fotografias, intitulada “Normandy 1944 – Then and Now“, o historiador Patrick Elie justapõe imagens chocantes de uma guerra com fotos bem mais felizes dos mesmos locais atualmente.



Elie, que dedicou sua vida a registrar a guerra e seus efeitos em seu país de origem, a França, trabalhou insacavelmente para encontrar as localizações exatas das fotografias dramáticas de 1944 e, em seguida, registrou suas próprias fotos para confrontá-las.



As imagens incluem lugares como Bernieres-sur-Mer, onde uma unidade da infantaria francesa participou de combates violentos, destruindo grande parte da cidade. Levou 14 anos para reconstruir tudo.

Na obra de Elie, algumas pessoas podem ver assombrosas lembranças dos horrores da guerra, mesmo tendo se passado 65 anos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Fake

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Martinha disse...

Gostei muito das fotos, um dia quero conhecer todos esses lugares na europa. A segunda guerra era fascinante...