sexta-feira, 16 de outubro de 2009

15 armas criadas por Leonardo da Vinci

Leonardo Da Vinci foi um gênio em diversas áreas e estava muito à frente de seu tempo. Além de contribuir para as artes e para a ciência, também foi um grande inventor de armas de guerra. Foi a partir de seus desenhos que muitas armas atuais foram inventadas, como metralhadoras, bombas e até mesmo o tanque de guerra.

Confira agora as 15 maiores invenções de guerra criadas por Leonardo Da Vinci:


1. O Exterminador



O protótipo desta armadura foi criado por volta de 1495. Seu objetivo era meramente proteger quem a usasse. Mas, devido ao peso, impedia que braços e pernas fossem movidos com agilidade.


2. Metralhadora



Esta engenhosa arma é a mãe das metralhadoras atuais. Foi criada em meados de 1480, provavelmente a pedido de algum príncipe da época. Apesar de atirar muitas balas simultâneas, ser leve e de fácil transporte, era bem dificil repor sua munição – ainda mais em campo de batalha.


3. Bomba fragmentada



Os canhões eram muito usados na época, mas Da Vinci resolveu deixá-los ainda mais mortais. Essas balas de canhão, assim que disparadas, se explodiam em diversos pedaços afiados, apliando o campo de destruição.





4. Carruagens com lâminas



Essa foi uma invenção com belos detalhes e ao mesmo tempo aniquiladora. As lâminas giravam a medida que os cavalos puxavam a carruagem e com isso destruiam tudo que passava pelo caminho.


5. Canhão giratório



Este invento conseguia disparar 16 balas de canhão ao seu redor. Uma verdadeira arma de destruição em massa para a época.


6. Tanque de Guerra



Talvez esta seja a invenção mais famosa de Da Vinci, que a descrevia como “um veículo capaz de destruir qualquer inimigo”. Apesar de ter causado muitos danos quando usado, possuia algumas falhas dificeis de corrigir – e isso fez com que Da Vinci abandonasse o projeto.






7. Muralha de defesa



Este invento era basicamente para defesa. Em guerras era comum usar escadas para invadir castelos. Soldados ficavam escondidos atrás desta parede e a moviam para que as escadas ficassem sem apoio e caissem, dificultando o acesso dos inimigos.




8. Catapulta



A catapulta já era usada há centenas de anos antes de Da Vinci surgir, mas ele conseguiu aprimorá-la. Ele desenvolveu vários modelos, mas esta aqui tinha força para atirar pedras e fogo a grandes distâncias.


9. Fortaleza



A ideia desta fortaleza era fazê-la forte o suficiente para aguentar os ataques inimigos. Seu formato inovador possibilitava mais resistência aos impactos de armas e disparos, ao mesmo tempo em que pequenas fendas possibilitavam o disparo de dentro para fora. O dono do castelo ficava no centro desta fortaleza e podia fugir por uma passagem secreta caso estivesse em perigo.


10. Canhão desmontável



Os canhões da época eram pesados e de dificil transporte. Da Vinci elaborou esta estrutura nova, que poderia ser facilmente desmontada e transportada, mantendo o mesmo poder de fogo.


11. Atiradeira de pedras



Esta era uma atiradeira mais moderna, que atirava pedras e outros materiais pesados.


12. Helicóptero



Cientistas modernos concordam que possivelmente nunca saiu do chão, mas o projeto do “helicóptero” de Da Vinci ainda é um dos seus mais famosos. A curiosa geringonça era para ser operada por uma equipe de quatro homens e poderia ter sido inspirada por um moinho de vento de brinquedo popular na sua época.


13. Embarcação armada



Os desenhos sugerem um navio leve, mas protegido por um canhão e um escudo móvel, que poderia ser movido rapidamente.

O escudo protegia contra ataques e possibilitava que o barco se aproximasse dos inimigos sem que eles soubessem que ali havia um canhão. Só era aberto quando chegasse perto dos inimigos. Quando recolhido, também estabilizava o barco quando o canhão disparava.


14. Atiradeira gigante



Ao invés de flechas, esta atiradeira enorme disparava pedras e bolas pesadas.


15. Ponte invasora



Este modelo proposto por Da Vinci consistia de uma ponte segura e móvel. Era apoiada em muros e protegia os soldados enquanto invadiam cidades e castelos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eh... da Vinci era o cara, vale lembrar que a maioria desses projetos não saiu do papel.

Anônimo disse...

Sabia que ele era gay...?