Camuflagem em aviões.
Com exceções limitadas, os aviões militares fizeram pouco uso da camuflagem na Primeira Guerra Mundial, mas depois desse conflito, estudos demonstraram o valor de se usar o cinza leve ou azul nas superfícies inferiores de uma aeronave para fazê-lo menos visível do chão, e tons variáveis de terra ou tons de mar nas superfícies superiores para dificultar a sua visualização de acima. Para operações a noite o melhor era o preto simples.
Durante a Segunda Guerra Mundial ficaram famosos os Hurricanes, Spitfires e Lancastes britânicos com suas partes superiores camufladas com tons de verde e marrom. O Comando de Bombardeiros e o Comando de Caças da RAF camuflou a maioria de seus aviões com este esquema, o Comando Costeiro por razões obvias usou cores em tons azul claro e cinza.
Os aviões da Marinha Americana receberam em sua maioria um tom azul marinho nas partes superiores e azul claro nas inferiores, ou variações destas cores. Porém a maior parte dos caças da Força Aérea do Exército dos EUA não foram camuflados com tons variados, mas normalmente usaram o esquema mais simples de Olive Drab nas partes superiores, sobre Neutral Gray nas inferiores. Alguns bombardeiros receberam camuflagem de cores mistas, mas até certo ponto esta foi discreta.
A medida que os Aliados assumiam a supremacia nos ares da Europa os bombardeiros americanos, como muitos dos seus caças P-51, não eram mais camuflados, ficando com seu alumínio natural amostra. Alemães, japoneses e italianos (Reggia Aeronautica), além dos russos também camuflaram vários de seus aviões, fossem eles do Exército, Força Aérea ou Marinha. Os alemães para variar, adoraram esquemas de camuflagem bem interessantes e quase infinitos, seguindo o padrão RLM, que vem da abreviatura de ReichsLuftfahrministerium (Ministério da Aeronáutica do Reich). Os nossos P-47 da FAB usavam a camuflagem.
Uma camuflagem interessante era a dos Aggressors (Agressores) dos EUA da época da Guerra Fria. Eram esquadrões que tinham um padrão bem característico de cores em geral Azul Médio e Azul Escuro ou Amarelo, Marrom e Verde Floresta, para citar algumas variações que lembravam as camuflagens dos caças e aviões de ataque de países do leste europeu e oriente médio.
Um esquema muito famoso, e usado pela FAB é o South East Asia - SEA (sudeste asiático). Ele foi adotado por algumas aeronaves da FAB (F-5E BASC, Bufallo, Hercules, UH-1H, Esquilo, Super Puma, Pantera, Bandeirante, Tucano, Xavante).
Os famosos caças F-16 usam uma camuflagem de superioridade aérea bem característica onde as cores são todas em Cinza claro azulado, sendo as partes ventrais em Cinza Claro.
A partir dos anos 90, com a convivência mais pacífica entre os dois países, o bombardeiro foi adaptado para carregar bombas convencionais, podendo participar de batalhas de menor porte e benificiar-se da invisibilidade nos radares. O segredo é uma combinação complexa de revestimento especial com design inteligente. O objetivo de um avião invisível é entrar em território hostil, realizar sua missão e retornar em segurança sem ser detectado pelo inimigo. Para conseguir isso, não basta apenas escapar das ondas de rádio e dos radares. Ainda é preciso ser silencioso, difícil de enxergar a olho nu e capaz de driblar sensores de calor. O mais famoso desses aviões é o bombardeiro americano B-2 Spirit.
3 comentários:
PQP.
Muito rox! :D
Esse troço parece um OVNI.. O.o
Coloca uma matéria só sobre o B-2
Foram esses q bombardearam o iraque???
No Iraq nao...nenhuma vez...ele é bom d+ pra ir lá...ele foi usado mesmo foi dos Balcãns (Iugoslávia).Pq lah eh q era bem defendido e sendo assim prescisariam dele.
Postar um comentário