segunda-feira, 9 de novembro de 2009

As melhores tropas de elite do mundo.




Existem pelo menos sete formação de policiais que são reconhecidos internacionalmente pelo grande grau de treinamento. Dois deles são brasileiros. Um é o curso do Bope, da PM do Rio de Janeiros e outro treinamento brasileiro casca-grossa é o do Gate, da PM de São Paulo. A Swat americana, o GIGN e o Le Raid da França, a Omon da Rússia e a GSG9 da Alemanha completam o grupo das unidades policiais com cursos top de linha. De acordo com o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel, co-roteirista de Tropa de Elite, em todas essas unidades os alunos são levados ao limite durante o período de formação. Confira nos quadros detalhes sobre o treinamento das sete tropas.

BOPE (BATALHÃO DE OPERAÇÕES POLICIAIS ESPECIAIS)




Tropa da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Foi criado em 1970, é especializado no combate ao crime em favelas.
O treinamento dura 3 meses e meio.
O primeiro mês é o "inferno", de acordo com o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel: "O aluno dorme em média três horas por noite. Toda comida é negociada por alguma atividade. É mais duro do que aparece no filme". Já houve turmas em que só quatro policiais foram aprovados entre cerca de 50 inscritos.
Para ter uma idéia há do grau de dificuldade há teste de defesa pessoal em que o aluno luta contra até oito oficiais ao mesmo tempo. Já rolaram vários casos de fraturas graves. "Na minha turma, um aluno teve lesão no baço após o teste de defesa pessoal", diz Pimentel. Em 2003 um candidato morreu de frio no treinamento.



GATE (GRUPO DE AÇÕES TÁTICAS ESPECIAIS)




Tropa da Polícia Militar de São Paulo.
Foi criada em 1989. Atua no resgate de reféns e em rebeliões em presídios.
O treinamento dura 6 semanas.
Inclui invasão tática, aulas de tiro de precisão e técnicas de negociação com criminosos. "É um treinamento muito puxado fisicamente, mas sem humilhação e mais técnico que o do Bope", diz Rodrigo Pimentel, que fez os cursos dessas duas unidades brasileiras.
Uma cena famosa do filme Tropa de Elite aconteceu de verdade com Pimentel durante o treinamento no Gate. Seu instrutor no curso destravou uma granada e o mandou segurá-la para se manter acordado. Se ele largasse, a granada explodia! Sofrer torções e escoriações durante os exercícios também é muito comum.



GIGN (GRUPO DE INTERVENÇÃO DA GUARDA NACIONAL)




Força de Elite Francesa.
O GIGN surgiu em 1974 - dois anos depois do atentado na Olimpíada de Munique - para atuar no resgate de reféns e em casos de seqüestro de aviões.
O treinamento dura de 6 a 8 semanas.
Inclui aulas de artes marciais (como krav-magga) e manuseio de explosivos. É apontado como um dos melhores treinamentos de armas de fogo no mundo, visando paralisar, e não matar, o oponente. Cerca de 10% dos voluntários são aprovados. Mantém programas de intercâmbio com tropas de outros países.
O mais duro é passar no teste final, que avalia a capacidade do atirador. Além de ser o exercício mais difícil, tem o maior peso na pontuação geral. Desde a fundação do GIGN, sete agentes já morreram nos treinamentos!



GSG9 (GRUPO 9)




Força de Elite Alemã.
Foi criado um ano após o atentado na Olimpíada de Munique de 1972, o GSG9 foi uma das primeiras unidades a surgir para combater terrorismo. Atua também em caça a fugitivos e resgate de reféns.
O treinamento dura 22 semanas.
O curso inclui operações com aviões e esqui, uso das armas preferidas por terroristas e treinamentos em cooperação com outras unidades de combate ao terrorismo no mundo. De cada cinco candidatos, um é aprovado. Essa unidade ganhou todas as competições do Swat World Challenge, em 2005, uma espécie de olimpíada das tropas de elite.
A identidade dos agentes da GSG9 é considerada top secret e, por isso, ela é a força que divulga menos detalhes sobre seu treinamento. Mas passar nas provas de tiro não deve ser moleza: os policiais são treinados para sacar e disparar uma arma em no máximo um segundo!



SWAT (ARMAS E TÁTICAS ESPECIAIS)




Força de Elite Americana. Existem diversas equipes da Swat.
A mais antiga é a de Los Angeles, foi criada nos anos 60.
Os policiais da Swat são especialistas em entrar em edifícios e fazer o reconhecimento da área. Atuam ainda na prisão de fugitivos
O curso da Swat de Los Angeles dura 30 dias.
Como é - O treinamento é semelhante ao de forças militares. De acordo com o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel, ele tem menos matérias que o de outras tropas. Isso porque as especializações são feitas posteriormente em temas como armamentos e explosivos.
Existem muitas atividades físicas puxadas, mas o mais arriscado mesmo são os treinamentos de tiro, que envolvem simulações e muita ação. Já houve pelo menos um caso de morte por tiros acidentais no curso básico e muitos outros em treinamentos para agentes já formados.



LE RAID (PESQUISA, ASSISTÊNCIA, INTERVENÇÃO E DISSUASÃO)




Força de Elite Francesa.
Unidade de combate ao terrorismo da polícia nacional francesa, foi criada em 1985, que conta com cerca de 60 membros.
O treinamento dura 9 meses.
Não é preciso ser um policial para tentar ser aprovado no treinamento do grupo, que inclui aulas de luta (com ênfase no boxe), tiro, pára-quedismo e ações com cães supertreinados - uma das especialidades do Le Raid. Há ainda provas que testam o candidato em situações extremas, como a resistência à claustrofobia. Algumas equipes da unidade também desenvolvem habilidades psicológicas para a negociação com criminosos.
Num dos testes, os aspirantes atravessam um túnel, completamente escuro, enquanto instrutores atiram a menos de 10 centímetros de suas cabeças. Cães são soltos para desorientar os alunos, que são equipados com colete e capacete.



OMON (GRUPO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DA POLÍCIA)




Força de Elite Russa.
Surgiu em 1979 para cuidar da segurança da Olimpíada de Moscou de 1980. É especialista na solução de seqüestros.
O treinamento dura 4 meses.
Os candidatos são incentivados a seguir ordens cegamente. Os exercícios enfatizam o combate corpo a corpo e ensinam como lidar com crises em áreas urbanas. Mas há também um lado não tão "elite" da tropa: os agentes do Omon também são treinados para reprimir manifestações
No teste final, o aluno tem de partir para a agressão contra cinco membros treinados da Omon. Se conseguir ficar de pé por três minutos em cada uma das brigas, é aprovado! A Omon perde oficiais com freqüência por participar de situações de alto risco. Em 2000, 20 policiais foram executados por membros do movimento separatista do território da Chechênia.

3 comentários:

Tiago disse...

Vi o Documentária sobre o Bope, os cara mandam ver mesmo, mas o Omon a força Russa não deixa por menos, os cara são sangunários...

Lordoff disse...

Mandar esses malucos subir favela para ver se são bom mesmo...

Rafael disse...

pessoal queria saber se sendo portugues posso entrar no bope ou no gign,obrigado