domingo, 15 de novembro de 2009

Um pombo condecorado em guerra

Cher Ami foi o único animal em guerra a ser condecorado com "Cruz de Guerra". E não é para menos, já que este pombo correio da Primeira Guerra Mundial foi o responsável por entregar 12 mensagens de vital importância ao quartel general estadunidense na França e salvar a vida de aproximadamente 200 homens.


Os alemães, que estavam alertados da utilização de pombos por parte dos estadunidenses, implementaram um grupo de atiradores em terra e até um pelotão de águias treinadas especificamente para caçar os mesmas, motivo pelo qual Cher Ami teve que enfrentar uma infinidade de perigos a cada viagem.

A mensagem que lhe valeu a medalha foi a que ajudou a resgatar o Batalhão 77, que tinha se perdido nas linhas inimigas durante a Batalha de Argonne, em 4 de Outubro de 1918. Cher Ami, apesar de ter fortemente ferido por causa de fragmentos de bala de um tiro contra seu peito, e, pelo qual, perdeu a visão de um olho, uma pata, e ficou empapado em sangue, seguiu voando até chegar ao quartel de Verdun, onde entregou a mensagem.

Foi desta maneira que graças às coordenadas obtidas na mensagem, conseguiram salvar 200 vidas. Depois desta façanha foi declarado Herói de Guerra e aposentado. Ao morrer foi embalsamado e hoje está exposto junto a sua medalha no Museu Nacional de História Americana. Um dos soldados salvos pelo pombo posteriormente lhe dedicou um poema que se tornou muito popular.



3 comentários:

Lucas CA disse...

Os animais sempre nos surpreendendo. Um dia vamos passar a respeitá-los e parar de comê-los. Um abraço.

Uruca disse...

A necessidade de ter heróis é algo impressionante. Os premios e condecorações são feitos para satizfazer a ego humano.

Não quero contestar a atitude do animal, mas, esperar que ele tenha feito isso "pensando" na premiação ou na vida humana é muito nacionalismo.

Abraço

Lordoff disse...

Emocionante, até tem um filme q fala sobre isso, Valient eu acho...

Abraço