sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Guerra de Trincheiras - Primeira Grande Guerra





Significado:

O termo trincheira designa, genericamente, qualquer tipo de escavação linear no solo.
É considerado um tipo de fortificação de campanha. Constitui-se em um abrigo elaborado mediante trabalhos de escavação para possibilitar o tiro e a proteção e circulação das tropas. São escavadas a céu aberto e posteriormente cobertas, ou são abertas em trabalhos de minas. Podem também ser empregadas em sentido inverso, ou seja, constituírem-se numa obra de aproximação por parte dos sitiadores.
Apesar da utilização militar de trincheiras remontarem à antiguidade, foi após o advento da metralhadora, nomeadamente na Primeira Guerra Mundial, que se praticou, pela primeira vez na História, uma guerra de trincheiras.
As trincheiras podiam proteger as tropas contra os tiros de rifles e metralhadoras, mas eram pouco eficazes contra projéteis de artilharia. Durante os ataques, os feridos ficavam no campo de batalha até a noite, quando as patrulhas de resgate podiam procurá-los com menos perigo. Para muitos, já era tarde demais.

Como começou:




A Guerra de Trincheiras começou depois que os EUA entraram na guerra, o que gerou um equilíbrio, nenhum dos lados tinha força ou capacidade suficiente para avançar o que os obrigou a ficar entrincheirados. Esse fato ocorreu principalmente não pela capacidade bélica dos dois lados, mas por uma simples invenção o arame farpado, podia não conter os bombardeios, mas as florestas de arame aliadas ao gás mostarda paravam as tropas.
Foi a fase mais sangrenta da guerra.

O dia-a-dia nas trincheiras:




A vida nas trincheiras era horrível. Quando chovia, o que é comum na região, os túneis inundavam. E os soldados tinham de lutar, comer e dormir por semanas com os uniformes encharcados. Havia lama por todos os lados, às vezes atingindo até o peito dos homens. Eles não podiam manter-se aquecidos, e as doenças se espalhavam, matando milhares de pessoas diariamente. Para combater, os vivos sofriam com os piolhos, enquanto os ratos se alimentavam dos cadáveres.

A introdução de gás venenoso:




O exército francês foi o primeiro a utilizá-los, quando no primeiro mês de guerra dispararam granadas de gás lacrimejante contra os alemães.
Em Outubro já os alemães disparavam bombas com gás irritante. Começaram por usar gás de cloro. Este gás destruía os órgãos respiratórios e provocava uma lenta morte por asfixia.
Uma das desvantagens do uso de gás cloro era que, ainda que provocasse a morte, esta só acontecia bastante tempo depois e, entretanto, o soldado continuava em condições de combater. Por esse motivo começou-se a usar fosgénio. Apenas uma pequena quantidade impossibilitava o soldado inimigo de continuar a combater e provocava a sua morte em 48 horas.
O gás mostarda foi usado pela primeira vez pelo exército alemão em Setembro de 1917. O mais mortífero dos venenos usados na guerra quase não tinha cheiro e demorava apenas 12 horas a produzir efeito. Este gás era tão potente que apenas pequenas quantidades precisavam ser adicionadas às bombas para produzir efeito. Uma vez depositado no solo, o gás mantinha-se ativo durante várias semanas.
Foi estimado que os alemães usaram 68 000 toneladas de gás contra os soldados aliados, mais do que o exército francês (36 000 toneladas) e o exército britânico (25 000 toneladas) juntos. Estima-se que 91 198 soldados morreram em resultado de ataques com gás e 1 200 000 foram hospitalizados. O exército russo foi o que mais sofreu com este tipo de guerra com cerca de 56 000 mortos.


Fim da Guerra de Trincheiras:




Em 1918, em Amiens, o coronel John Fuller convenceu o general Henri Rawlinson a usar 412 tanques de guerra seguidos por soldados e apoiados por 1000 aviões de combate é que os aliados conseguiram quebrar as defesas dos alemães na Frente Ocidental. Devido a desvantagem numérica alemão e o ingresso de tanques a guerra de trincheiras chegava ao fim.

4 comentários:

SALCI FUFU disse...

Daee trutra, segue um link de blog muito bom, com preocupação e fidelidade histórica, no particular é sobre o por que da 'lurdinha' das Mg alemães
http://memoriasdofront.blogspot.com/2008/07/metralhadoras-alems-em-ao-mg-34-e-mg-42.html

Outra curiosidade é sobre o i-400 submarino japonês que lançava fighter-bombarder
http://en.wikipedia.org/wiki/I-400_class_submarine

Mugui disse...

Vlw brother pela contribuição...
Será minha primeira matéria de segunda feira...

Quem tiver bons conteudos sobre armas ou guerras, manda ver, postarei com o maior prazer.

Abração

Gil BB disse...

Show essa matéria, essa guerra foi uma das mais sangrentas e românticas, suicidio total.

Tem uma tal de tregua de natal q aconteceu na Primeira guerra, élegal para complementar o blog.
abração...

Mugui disse...

Vlw pelo material Gil...
Já conhecia sobre a tregua de natal, tem até filme sobre isso...

Ainda essa semana postarei algo a respeito... abraço...