sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Clássicos - The World at War




Essa é a série de maior prestígio no mundo sobre a Segunda Guerra Mundial é uma bem "simples", sem reconstituição, sem investigação, somente com testemunhas e a narração elegante e desapaixonada de Laurence Olivier. Chama-se "O Mundo em Guerra" (The World at War) e passou na TV aberta brasileira há décadas (e no canal GNT mais recentemente). 



A idéia nasceu no princípio de 1971 e, quando começou a ser posta em prática, os produtores da Thames Television, uma estação privada com sede em Londres, jamais poderiam imaginar que estavam criando a mais reverenciada série documental sobre a II Guerra Mundial. Nos dois anos seguintes, uma equipe multidisciplinar revisou 914 Km de filmes em arquivos espalhados por 18 países e recolheu 314 km de novo material. Em Outubro de 1973 é apresentado finalmente o primeiro capítulo da série (no interior da Alemanha) e a prova do seu sucesso mediu-se de imediato pelo interesse que suscitou em todo o mundo, com estações de 100 países a encomendarem a obra para transmissão. 




Não é difícil explicar as razões que levaram "O Mundo em Guerra" a ganhar prêmios internacionais (entre os quais um Emmy) e a tornar-se uma obra de referência na história do documentário. Porque, sendo uma obra dedicada ao mais mortífero conflito da história mundial, não se circunscreve aos relatos dos atores principais: são entrevistados personagens como Albert Speer ou a dona de casa que resistiu à fome e ao frio nos mil dias de cerco de Leningado. Sem esquecer a estratégia militar dos beligerantes nem as façanhas dos generais, a série preocupa-se em citar os relatos dos soldados da frente. Esta forma de encarar a guerra nas duas diferentes dimensões e experiências torna esse documento imprescindível para se compreender as causas e as consequências de um conflito que provocou mais de 50 milhões de mortes entre Setembro de 1939 e Agosto de 1945.




Cada capítulo cobre um ponto-chave da guerra, começando com a ascenção da Alemanha e terminando com a descoberta pelo mundo do horror de Auschwitz. Ênfase também é dada na cobertura dos enventos do modo como ocorreram dentro da Alemanha, URSS, Inglaterra, USA e Japão, com a propaganda e a ideologia da época, nos fazendo ver cenas até então impensáveis, como os simpatizantes de Hitler organizando grandes reuniões nos moldes nazistas dentro dos EUA, pregando o nacionalismo de forma exarcebada.
A narração de cada episódio é do consagrado ator shakespereano Laurence Olivier. O "box" é imperdível para fãs da 2ª guerra, pois além dos episódios, a coleção proporciona 12 horas de extras que incluem biografias dos principais líderes, mapas, uma galeria de fotos do Museu Imperial de Guerra de Londres e vários gráficos. 




Uma obra-prima, indispensável para se compreender um dos acontecimentos mais marcantes da História da humanidade.

 

4 comentários:

Morense disse...

Já ouvi falar muito bem desse documentário... Onde tem para baixar ele???

Paulinho disse...

Muito legal...
Tb tenho interesse, parece ser muito bom mesmo, parabéns...

Mugui disse...

Eu baixei ele pelo emule, ficou quase 4 meses baixando, mas vlw cada segundo...

Abraço

Carioca Rio disse...

Ta ae galera, Divirtam-se...

http://ed2k-it.com/viewtopic.php?t=11052

Todos episódios, inclusive os extras...

Abraço