domingo, 15 de novembro de 2009

Camuflagens usadas em Guerras - Parte 4/5


Uniformes


A camuflagem não era muito usada antes do século XX pelos exércitos. As primeiras unidades que se tem notícia que usaram cores em sombras pardas de marrom e verde foram as unidades irregulares de esclarecedores do século XVIII nos EUA. Exércitos mais importantes relutavam em retirar suas cores até serem convencido pela dura realidade dos combates. Mas não eram poucos as forças militares que normalmente adotavam uniformes bem vistosos, com cores fortes, chamativas e até brilhantes.



O objetivo dessas cores era intimidar o inimigo, atrair recrutas, nutrir a coesão da unidade, e é claro permitir uma identificação mais fácil das unidades amigas durante uma batalha, pois era muito fácil em meio a tanta fumaça dos campos de batalha, um general perder as suas tropas de vista. Porém não podemos esquecer que em certas situações no passado, como emboscadas, os soldados procuravam se ocultar usando a vegetação. Mas nos grandes campos de batalha o comum era os generais ocultarem as suas tropas da visão inimiga, escondendo-as atrás de alguma colina ou em uma floresta.



É bom frisar que o surgimento do rifle de repetição, das metralhadoras e de peças ligeiras de artilharia, também foram fatores que influenciaram a adoção de cores menos visíveis no campo de batalha, visto que o soldado usando cores chamativas podia ser visto a distância e atingindo aonde se encontrava pela exatidão do fogo inimigo, que tinha uma melhor alcance que os velhos mosquetes.

A primeira cor adotada nos uniformes visando camuflar foi o cáqui. Os britânicos na Índia em 1857 foram forçados, devido as duras perdas, a tingir suas famosas túnicas vermelhas e calças brancas em tons neutros, inicialmente um lamacento bronzeado chamado cáqui (empoeirado).


Apartir da Primeira Grande Guerra eram minoria os exercitos que ainda usavam cores chamativas em seus uniformes. Com a substitução de uniformes chamativos para mais discretos foram usados pintores (muitos deles cubistas), escultores, artistas de teatro e etc. Neste tempo os uniformes camuflados não eram fabricados em larga escala, cada um deles era modelado e pintado, e normalmente se destinavam a snipers, observadores avançados da artilharia e outros soldados envolvidos em serviços avançados.




Com o inicio da Segunda Guerra muitos exercítos adotaram os novos uniformes. O Exército Vermelho emitiu termos padrões de uniformes camuflados para franco-atiradores em 1937, mas só aparatir de 1940 que foi usado em larga escala. As unidades alemãs experimentaram vários padrões conforme o tipo de terreno e paisagem.Os italianos foram o primeiro pais a produzir tecidos camuflados em massa em 1929. Os EUA desenvolveram uma camuflagem para uso em selva, ela foi usada no Pacifico e  Europa por algumas unidades, mas devido a sua semelhança com os padrões das Waffen-SS ocorreram inumeros incidentes devido ao "fogo amigo".



Com o fim da Segunda Guerra Mundial as pesquisas com padrões de camuflagem especialmente para os exércitos quanto para as marinhas de quase todo mundo continuaram. A União Soviética, França, Inglaterra e os Estados Unidos como líderes militares tomaram posse de muitas das pesquisas alemãs, inclusive sobre camuflagem, e por questões políticas, não adotaram abertamente os seus padrões, mas por certo esses influenciaram muito essas potências nos padrões que foram desenvolvidos depois por elas nas décadas seguintes.  


O desejo por uma camuflagem melhor e mais moderna, incentivou muitos gastos com pesquisa e desenvolvimento de uma roupa perfeita para combate. Os principais uniformes são moldados para serem usados no deserto, na neve, florestas e situações de combate urbano. 



Estar camuflado apenas não basta, o soldado precisa levar em consideração algumas questões sobre sua movimentação em combate. 


* Fundos. Um soldado deve ter a preocupação em se misturar como meio o melhor possivel, selecionar árvores ou arbustos que se misturar com sua camuflagem, afim de absorver a sua figura.
* Sombras. Um soldado é facilmente visto ao ar livre em um dia claro, então sempre que possível ele se movimenta nas sombras.
* Silhuetas. Uma silhueta baixa é mais difícil de ser vista pelo inimigo. Então, o soldado deve se manter abaixado, agachado ou deitado a maior parte do tempo.
* Refletir a luz. Uma superfície brilhante chama a atenção imediatamente e pode ser vista a grandes distâncias. Por isso todas as superfícies brilhantes devem ser camufladas de forma criteriosa. Deve-se ter muito cuidado com óculos e lentes de binóculos.
* Ruídos. De nada adianta a mais perfeita camuflagem se os soldados não guardam silêncio. Um simples ruído ou barulho da voz humana pode ser detectado pelo inimigo.  


O futuro reserva para o mundo a camuflagem ótica, como vista no no filme de ficção científica "Predador", onde soldados serão capazes de se adaptar ao ambiente dinamicamente, tornando-se assim verdadeiros camaleões.



0 comentários: